Danialex

Blog

Síncope ou Desmaio – Causas, Sintomas, Diagnóstico e Tratamento

O que é

Síncope é um sintoma definido como perda súbita e transitória da consciência secundária a hipoperfusão cerebral difusa. Normalmente apresenta início súbito, curta duração e recuperação espontânea. A gravidade do quadro está na dependência da causa do desmaio.

Causas

Na grande maioria dos casos, os desmaios são benignos e provocados por reflexos do sistema nervoso autônomo deflagrado por situações que provocam queda da pressão e/ou frequência cardíaca, como ficar em pé por muito tempo em dias quentes e abafados (Síncope Vasovagal). Entretanto, em pacientes com doenças do coração (infarto, problemas nas válvulas, coração dilatado) o desmaio pode ser decorrente de arritmias graves (síncope cardíaca), requerendo atenção imediata.

Sintomas

A Síncope Vasovagal geralmente é precedida por pródromos (enjoo, mal-estar, palidez, sudorese, calor, visão embaçada, desequilíbrio). Já os desmaios de causa cardíaca não apresentam pródromos e podem ser precedidos por palpitações.

Diagnóstico

A história clínica, o exame físico e o eletrocardiograma são suficientes em boa parte dos casos. O tilt test (teste da mesa inclinada) pode ser indicado para confirmar a Síncope Vasovagal. Na suspeita de síncope de origem cardíaca, pode ser necessário o estudo eletrofisiológico. Em casos selecionados, pode ser utilizado o monitor de eventos implantável (pequeno aparelho colocado sob a pele do tórax), capaz de monitorar o ritmo do coração por até 3 anos.

Tratamento

O tratamento da Síncope Vasovagal é feito com medidas gerais (aumentar a ingestão de sal e água), medicamentos e exercícios físicos específicos (reabilitação autonômica). Casos muito rebeldes e severos podem necessitar implante de marcapasso. Nas síncopes cardíacas, o tratamento é direcionado à doença de base, podendo ser necessário implante de marcapasso ou desfibrilador.