Danialex

Blog

O papel e a importância do NexFoam

Sendo a hemostasia um dos principais pontos analisados pelos médios, seu papel é crítico e deve estar presente em todos os procedimentos que envolvam a cirurgia, principalmente porque para que haja a sua realização, o profissional necessita desenvolver uma boa técnica e não depender unicamente de sua equipe.

Importância dos polissacarídeos

Por ser um produto que age diretamente com uma ação hemostática, os polissacarídeos se fazem importantes para que haja uma desidratação no sangue. Dessa maneira, o componente agirá como uma peneira que filtrará componentes sólidos que surjam no sangue, fornecendo um efeito de concentrador hidrófilo, o que aumenta a barreira para que as plaquetas e proteínas possam facilitar o processo de coagulação sanguínea.

Para que a hemostasia seja realizada de maneira eficiente, é necessário que a escolha seja realizada de acordo com a gravidade da situação, bem como a localização e o tipo de sangramento. Também é preciso verificar o estado de coagulação apresentado pelo paciente, bem como os agentes que serão utilizados para conter a situação de modo eficaz.

Um dos principais pontos a serem analisados durante uma hemorragia é a sua natureza, visto que este será o fator determinante para a escolha de um agente hemostático. As hemorragias traumáticas, realizadas em tratamentos pré-hospitalares são muito mais apropriadas quando tratadas por meio da aplicação de polissacarídeos na região.

Como funcionam

Os polissacarídeos funcionam como agentes passivos, ou seja, eles têm como principal função prover um alicerce onde as plaquetas poderão se agregar e formar um coágulo, consequentemente causando um estanque no sangramento. Os agentes passivos mais conhecidos estão disponíveis nas mais diversas formas de aplicação, podendo ser um fator que irá auxiliar em sua efetividade.

Além disso, os polissacarídeos podem ser considerados um “ingrediente” seguro, visto que a sua origem é derivada de plantas e possui uma adaptação não nociva ao corpo humano, proporcionando uma comodidade muito mais simples e evitando que o organismo rejeite determinada substância durante o período de recuperação.

De uma maneira geral, é válido ressaltar que os polissacarídeos exercem um papel relevante na desidratação do sangue, o que promove a sua concentração de maneira sólida, fornecendo uma barreira para acelerar todo o processo de cicatrização.

O papel do NexFoam

O NexFoam é uma esponja tópica hemostática utilizada com a finalidade de aplicação por profissionais da saúde, tendo como principal função ser um curativo tópico que age no tratamento temporário dos sangramentos moderados. Esses ferimentos podem ser feridas cirúrgicas, com cunho de pós-operatório, cortes, lacerações ou, até mesmo, para tratar sangramentos leves em feridas cirúrgicas de origem otorrinolaringológicas. As hemorragias nasais também podem ser contempladas pelo uso da esponja.

Pessoas que possuem problemas de sangramento excessivo com furos na pele, no caso de acesso de agulha percutânea, também podem fazer o uso de NexFoam, além de acessos vasculares ou de locais com cateter percutâneo.

Seus benefícios são amplos e, de fato, podem ajudar, e muito, na hora de realizar algum procedimento. O material deve ser manipulado por profissionais com vasto conhecimento na área hemostática. Sua estrutura pode ser moldada de acordo com a necessidade e variedade de aplicações, bem como sua biocompatibilidade, visto que é constituído de 100% de base de plantas, traz benefícios.

Sua dissolução é realizada de modo natural, entre 7 e 14 dias ou, se houver necessidade, pode ser removida com uma leve irrigação e aspiração. Não há necessidade de preparo prévio, muito menos de armazenagem específica.

Indicações de uso

A utilização de Nanogel é indicada para o tratamento de defeitos ósseos, sejam tumores benignos ou cistos, em defeitos ósseos causados por lesões com traumas, artrosede, seja no pé, no tornozelo ou na coluna, cirurgias de coluna ou fusão espinhal, buco=maxilo e preenchimento da caixa intersomática.

Cada uma de suas doses está empacotada em uma seringa estéril pré-carregada, sendo o processo realizado por radiação.